Monday, January 03, 2011

FELIZ ANO NOVO

Desde sempre e muito cedo ouvia me pai dizendo “ninguém sabe o que é a vida”. Imagino que ele assim falava porque em algum momento descobriu que a vida é o que enviamos para o astral (que pode ser o astral mesmo ou para os outros) e que em algum momento retorna (para nós). O famoso “aqui se faz, aqui se paga”!!!


Eu tenho sido “quase” feliz já há bastante tempo. Quase, por que não se pode ter tudo. Embora eu acredite que a parte que me cabe no rincão é realmente a parte que me cabe. E que não me permite ser totalmente feliz porque não cabe todo mundo que eu gostaria.


Venho tentando trabalhar a parte daquela frase de Clarice Linspector que coloquei aqui no blog n’outro dia:… “Sou o que quero ser, porque possuo apenas uma vida e nela só tenho uma chance de fazer o que quero”.

O que também não é verdade, porque ainda não sou o que quero ser… mas refiro-me ao que diz que possuimos apenas uma vida ….

A vida não proprociona ensaio e as vezes só temos uma chance para sermos felizes.


Parei de me culpar por estar longe de meus filhos no momento em que percebi que mesmo que estivessemos morando no BR muito provavelmente eles, nessa altura do campeonato e da idade deles, já não estariam mesmo vivendo conosco…

Então, essa parte já está resolvida…


O fato de desejar que tenham saúde, felicidades, harmonia, alegrias, compreensão, sucesso… também não posso resolver por eles já que todas esses pontos dependem unicamente deles e de seus livre-arbitrios (lembrando que todos colhemos o que plantamos).


Voltando a frase/ponto de que ‘possuimos apenas uma vida’ e de que o ‘tempo não para’ penso que já é tempo de eu ser feliz. Tenho, de sobra, muitos motivos para tal.

Tenho só que me policiar com o fato de ser muito rígida e já estar sentido que essa rígidez só faz mal a mim mesma (e aos meus ossos, na somatização).


Estarei me empenhando compulsivamente a deixar de pensar no passado e pensar que só era feliz naquele então. Tenho que entender e vivenciar que embora meus pais não estejam mais vivos materialmente, que a lembrança deles tem de ser suficiente para me fazer seguir e ser feliz por ter sido parte da vida deles e eles da minha. E também entender, mas entender mesmo que não serei eu a causadora do melhor ou do pior da vida de todos os que amo, especialmente meus filhos, senão eles mesmos, seus destinos, livre-arbítrio e decisões.


Há muitos anos tomamos a decisão de compartilhar juntos sonhos, trabalhos, passeios, dia-a-dia, nossas vidas: o pai e eu. Já escrevi aqui que não sei aonde termino e ele começa e vice-versa. As vezes (muito raro ultimamente) discutimos por bobagem e é por isso que fico muito zangada com ele, porque penso: como pode ele não entender ou me magoar se somos uma só pessoa? (mas a magoa passa rapidinho tamanho é o amor…) Somos grandes amigos. Grandes companheiros. Grande casal. Tenho que me permitir ser totalmente feliz com quem me faz feliz. Acho que não terei outra oportunidade e não sei quando isso pode acabar.


E mais uma vez minha opção é por ser feliz. É tudo o que eu quero.

É bem verdade que nossa felicidade esta entrinsicamente relacionada com as pessoas que amamos. Por isso, por favor, faça um favor a você mesmo: procure ser o mais feliz que você puder:


Não faça nada de que você possa se envergonhar, ou envergonhar os seus;

Seja digno/a de você mesmo/a, para que possa andar de cabeça erguida aonde quer que seja;

Ame incondicionalmente. Lembre-se de que também deseja ser amado/a incondicionalmente.

Respeite o/a outro/a; não seja irônico/a com o outro/a; não grite; fale com calma, pausadamente; se precisar, respire fundo e lembre-se que o outro carrega em si uma alma como a sua e que é filho/a de Deus igualzinho/a a você.

Respeite para que seja respeitado/a.

Faça e trate o/a outro/a EXATAMENTE da mesma maneira que você quer que façam e te tratem.

Não guarde mágoa nem rancor de nada e/ou de ninguém. Só você sera corroído/a por esses sentimentos.


Os 10 mandamentos são há muito tempo a base de minha vida juntamente com o salmo 128. Os Mandamentos e esse salmo reunem toda a minha vida e toda minha minha felicidade.


Salmo 128

Bem-aventurado aquele que teme ao Senhor e anda nos seus caminhos.

Pois comerás do trabalho das tuas mãos; feliz serás, e te irá bem.

A tua mulher será como a videira frutífera, no interior da tua casa;

os teus filhos como plantas de oliveira, ao redor da tua mesa.

Eis que assim será abençoado o homem que teme ao Senhor.

De Sião o Senhor te abençoará;

e tu verás a prosperidade de Jerusalém em todos os dias da tua vida, e verás os filhos de teus filhos, e paz sobre Israel. Amem.


Deixo aqui para todos os que amo um pouco do que acho que meu pai pensava sobre “o que é a vida”, mas que talvez não soubesse expressar.


A vida é simplesmente o retorno de nossas ações.


Ame para ser amado.


Respeite para ser respeitado.


O sorriso do outro é a a chave para a felicidade.


Estes são os meus votos de FELIZ ANO-NOVO para todos.

No comments: