Thursday, April 02, 2009

TERAPIA

Leio todos os dias o blog da Andreia Modesto: Astro Destino. Ela eh muito sabia e tem me ajudado bastante com seus textos. Hoje, uma frase em especial ficou cutucando na minha cabeca. Eh atribuida a Jesus num ensinamento gnostico encontrado no Evangelho de Tome: “O Reino do Pai esta espalhado sobre a Terra e os homens nao o veem”..

Alem de nao verem, nao compreendem nada.

Esta escrito na Biblia crista e talvez em outras, realmente nao sei, que o proprio Jesus disse que:
- quem da aos pobres, empresta a Deus;
- nao julgues para nao seres julgados, ou seras julgado na mesma medida que julgares;
- quem nao tiver pecado que atire a primeira pedra;

Ao longo de minha vida tenho estudado muito. Nao para conseguir um emprego melhor ou um titulo, um doutorado, ou qualquer coisa semelhante. Estudei porque tenho uma curiosidade absurda de saber, descobrir, entender melhor o mundo e as pessoas (leio sobre tudo: sociologia; psicologia; historia; religioes; pensadores; filosofos; escritores contenporaneos e classicos)

Aprendi muito com essas leituras; me fizeram muito bem; hoje compreendo um pouco melhor as coisas, as custas do meu esforco pessoal; de horas infindaveis de paginas virando, virando, virando no afa de aprender mais e mais…)

Claro que tive tambem muitos exemplos na vida e, como sempre digo, ate os maus exemplos foram uteis, pois me mostraram como nao ser, ou nao errar.

E hoje, essa frase para mim resume tudo que li, aprendi: “O Reino do Pai esta espalhado sobre a Terra e os homens nao o veem….”

Podem me chamar de doida. De doida varrida mesmo, mas eh tao claro para mim que ha provas que Deus nos poe no caminho sao so para ver como nos comportamos em determinados momentos …. Tenho certeza…

Ai as pessoas nao entendem o que esta acontecendo…

Sabe aquela estoria de que a nossa verdade nao eh a verdade do outro; que o meu branco pode nao ser mais branco que o seu; que o meu ponto de vista pode nao combinar com o seu mas no fim chegamos ao mesmo denominador comum; que queremos ser amados, mas precisamos amar tambem; nao podemos julgar, porque certamente alguem vai nos julgar tambem algum dia, pq a sua verdade pode nao ser a minha, blablabla, blablabla…..

E la vem circulo infinito sem fim, conforme escrevi para a “Carrie querida do coracao”: The world is a circle without beginning and nobody knows what it really is….” (letra da musica do filme Horizonte Perdido – 1972 ou 73..)

Entenderam?
Nao?

Eu entendi…e sei o que estou falando…
“ agente recebe o que da”
“ aqui se faz, aqui se paga”
“ lei da acao e da reacao”

Pirei!
Se eu pudesse dar alguns exemplos ficaria MUITO mais facil para todos entenderem o que estou falando, ou seja pq acontece isso ou aquilo para esta ou aquela pessoa…
mas cada um tem que aprender por si e no seu proprio tempo…
Mais ou menos eh o que esta acontecendo com o Aquecimento Global: todo mundo estragou nossa casa e nem perceberam e de repente!? Fizemos e vamos sofrer as consequencias..a humanidade toda.

E agente, cada unidade, vai viver as consequencias dos seus proprios atos.

Nao reclamem depois.

No comments: