Tuesday, December 11, 2007

Manoel Bandeira e outras cositas mas....

Vou-me embora pra Pasárgada
* Manoel Bandeira *

Vou-me embora pra Pasárgada
Lá sou amigo do rei
Lá tenho a mulher que eu quero
Na cama que escolherei
Vou-me embora pra Pasárgada


Vou-me embora pra Pasárgada
Aqui eu não sou feliz
Lá a existência é uma aventura
De tal modo inconseqüente
Que Joana a Louca de Espanha
Rainha e falsa demente
Vem a ser contraparente
Da nora que eu nunca tive


E como farei ginástica
Andarei de bicicleta
Montarei em burro brabo
Subirei no pau-de-sebo
Tomarei banhos de mar!
E quando estiver cansado
Deito na beira do rio
Mando chamar a mãe-d'água
Pra me contar as histórias
Que no tempo de eu menino
Rosa vinha me contar
Vou-me embora pra Pasárgada


Em Pasárgada tem tudo
É outra civilização
Tem um processo seguro
De impedir a concepção
Tem telefone automático
Tem alcalóide à vontade
Tem prostitutas bonitas
Para a gente namorar


E quando eu estiver mais triste
Mas triste de não ter jeito
Quando de noite me der
Vontade de me matar
— Lá sou amigo do rei —
Terei a mulher que eu quero
Na cama que escolherei
Vou-me embora pra Pasárgada

__________________________________________________

Itinerante
*eu*

Hoje vai ser um dia assim... trovejante...
Onde o passante
Pensa que o dia claro ajuda a esclarecer...
Mas na verdade, a noite se torna dia
cada novo amanhecer..
E fica ali, quietinha, esperando a oportunidade
de voltar e mostrar, que mesmo de dia
ela eh sempre a mesma, sombria.....
sem muito bem querer.....

----------------------------------------------------

Adoro Manoel Bandeira, Florbela Espanca...
Lembro que uma vez, no Rainha, passaram um filme sobre a vida dele...nossa! lembro ate hoje... fiquei impressionadissima e morrendo de pena dele. Um ap pequeno e CHEINHO de livros, como todo bom escritor.... achei-o triste (e o era mesmo)... sozinho...

Hoje entendo melhor... nenhum bom escritor vive numa festa constante... senao, nao seria escritor... seria palhaco (coitados, ele tambem sao tristes...)(bom nao sei o que eh pior: ser palhaco ou escritor!!!???)

Claro que a pessoa nao precisa ser triste para escrever bem... (A Carrie querida do coracao eh super alegre e escreve bem p'ra caramba...) mas acho que de certa forma ajuda...
Se eu estou com raiva... escrevo coisas engracadas...
Se eu estou bem... nao sai nada... nao consigo nem pensar em nada para escrever...
Se eu estou triste... acho que eh quando mais escrevo...

Well, well, well... Manoel... foi p'ro ceu....

--------------------------------------------------
EU
*Florbela Espanca*

Eu sou a que no mundo anda perdida,
Eu sou a que na vida não tem norte,
Sou a irmã do Sonho, e desta sorte
Sou a crucificada... a dolorida...

Sombra de névoa tênue e esvaecida,
E que o destino amargo, triste e forte,
Impele brutalmente para a morte!
Alma de luto sempre incompreendida!...

Sou aquela que passa e ninguém vê...
Sou a que chamam triste sem o ser...
Sou a que chora sem saber por quê...

Sou talvez a visão que Alguém sonhou,
Alguém que veio ao mundo pra me ver,
E que nunca na vida me encontrou!

No comments: