Saturday, November 24, 2007

Escrever

Escrever eh um ato isolado. Unico. Simples. Mas muito peculiar de quem escreve e gosta disso.
Assisti ontem a uma entrevista com um jornalista Colombiano, ha nove anos esilado de la, que infelizmente nao peguei o nome mas ainda vou tentar descobrir, que disse que escrever eh um ato escondido. Entendi o que ele quis dizer, mas nao eh bem isso.

Nao adianta vc ditar sua vida a ninguem, pois ninguem sabera descreve-la melhor que voce. E nao adianta tentar. So vc sabera traduzi-la para o papel. E ele disse que escreve de madrugada, como qualquer outro escritor. Claro q escreve durante o dia tb.

Mas entendo que, se fosse eu, viverei a observar a tudo, de dia ou de noite, e num momento tentaria escrever meus sentimentos e emocoes,

Cada evento em nossa vida move nossas emocoes como num fogo ou uma vulcao em errupcao. Uns, com a vida mais pacatas, articuladas nos padroes usuais, nem sequer notam e perder a transformacao.

Outros, o vulcao, mesmo que uma unica errupcao, transforma o chao ocre em vermelho intenso e febril para sempre.

A infancia, a adolescencia, a maturidade; cada fase tem sua intensidade, depende de como vc se colocar nelas. Uns, com a infancia marcada para sempre, nao serao nunca jovens. Outros, jovens, com marcas destruidoras ou construtoras, nunca serao maduros. E outros, cuja infancia ou adolescencia mornas, levam para a maturidade toda forca da vida.

Sou tomada, de vez em qdo por essa forca, que me impulsiona a frente, sempre e sempre, que, ate entao nao sabia que era a vida. Mas a vida grita dentro de nos, mesmo que de repente ou num momento.

E momentos que transformam nossa vida para sempre, sao inesqueciveis, mesmo que remotamente relembrados algum dia....

E, por essas surpresas da vida, sei que jamais poderia escrever alguma coisa que nao vivi. E, curiosamente, aquele escritor disse o mesmo...
E eu que sempre achei mais bonito dedicar-se a ficcao, nao saberia e ja nao sinto-me tao triste por nao o ter feito, por nao naber escrever o que nao vivi...

Ele disse que todo escritor escreve suas esperiencias. Acho que tambem, fantasiam um pouco essas experiencias.

Louvo aqueles que sabem escrever estorias imaginarias. Fantasticas.
Talvez, quem sabe, depois das experiencias, a mente concebe sonhos e fantasias que estejam ao alcance de todos e pessoas simples transformam-se em escritores inimaginaveis.

Todo dia aprende-se a viver e quem sabe tambem, a escrever e estoriar melhor...

1 comment:

Carrie, a Estranha said...

Que lindo! VOu por um trecho lá no meu blog.

bjs