Wednesday, September 12, 2007

Amizade

Num impulso arrogante contra o tempo, liguei para a mãe de uma amiga, muito querida e que carrego no coração, há muito tempo.

Sua mãe havia trocado de nome… (como meu número não aparecia no informativo de número do telefone de Dna. Aurora – vamos chamá-la assim, disse-me que chamava-se Marisa e eu acreditei, porque realmente nao me recordava de seu nome)…

Depois do inicio da minha sincera conversa (que conhecia sua filha, moça educadíssima, bela e doutora, há muito tempo, mas que havíamos perdido o contato por força da distancia, trabalho e voltas que o mundo dá sem que percebamos)… ela confessou-me, meia ressabiada, que chama-se Aurora… rimos da situação tenebrosa, em vista do medo constante das pessoas hoje em dia.

Velhas e boas amizades não se compram… ficam quentinhas no coração ou no cérebro pre-alzheimerzado, que só recorda, com saudades, as lembranças mais antigas.

Já tarde da noite, liguei para minha amiga querida, cujo telefone, corajosamente sua mãe havia me passado (concluo que sou boa de papo e posso mudar de profissão para vendedora por telefone…).

Minha amiga já não era mais minha amiga. Disse-me que era a prima dela (com medo que eu fosse aquela moça da instituição de ajuda, que continuava insistindo que o que minha amiga doara não fora o suficiente, ainda…). E depois, também depois das devidas explicaões, pudemos rir da peça que uma pregou à outra: eu querendo fazer-lhe uma surpresa de aniversário e falei meu nome antes do tempo e ela dizendo-me ser sua prima…

Foi muito bom matar a saudades. Lembrei, apesar de que não comentei, dos almoços, quase todos os dias, juntas. Dos assuntos que transbordavam diariamente; as descobertas da religião tão especial que ela seguia (e acredito que siga até hoje). Descobrir-se diante de alguém mais jovem, mas certamente “renascida” com muita sabedoria é um privilégio e usei um pouco de sua sabedoria para aprender.

Procuro não colocar os nomes de parentes e amigos no meu blog. Por isso este post também ficará anônimo, apesar de que será enviado pelo email para minha amiga. Mas espero que a essência de minha amizade por ela seja objeto de conhecimento público. E que o sentido de amor e amizade possa atingir e ser sentido por todos. Principalmente porque ela ensinou-me a ser melhor do que eu era; tenho recordação de sua bondade e paciência com todos; sua maneira meiga de ser; sua alegria e seu coração de ouro….é muito bom recordar de uma verdadeira amiga.

Muitos beijos para você, querida amiga do coração…. E nunca mais vamos nos perder…

2 comments:

Jackie said...

Hi :-) Jason was being silly and he got me a card...but I think it's in Portuguese! If I write what's on it, can you interpret it for me? I don't think it's Spanish...it might be Tagalog...but I think it's Portuguese...

Hope all is well over there...not much new here. Get some rest :-)

Anonymous said...

que bonito esse post da amizade, mama... me faz pensar em muitas coisas... e comigo estah tudo bem... nao se preocupe!! beijos
do filho menorlinho...