Thursday, June 26, 2008

Uma "senhora" senhora

Nao costumo fazer nenhum comentario muito triste aqui no blog. No maximo meus comentarios sao maldosamente sarcasticos, porque acho que eh o meu jeito de tratar com algumas coisas que nao sei lidar muito bem.

Mas vou comentar sobre o falecimento da Senhora Ruth Cardoso. Parece-me que era admirada por muitas pessoas e com razao. Uma mulher inteligente, que tinha o que dizer e o que fazer. Discreta. Preocupada com as pessoas. Antropologa. Uma ciencia preocupada com o ser humano. De sua relacao com a natureza e seu aspecto cultural. Pensava no outro, no proximo; devia ser uma constante em sua vida.

O que mais me chamava a atencao era sua postura discreta. Parecia-me inteligente e dizem que teve grande influencia no governo de seu marido. Eh realmente o que me parece.
Ha estudos que tambem dizem que, embora nao pareca, muitos mulheres tem problemas cardiovasculares e que eh uma das causas primeiras de mortes femininas.

Nossos coracoes, alem de muito amarem, muito matam tambem. Porque morremos cada dia um pouquinho com varias pequenas tristezas que temos, sentimos e vemos.
O ser humano eh sensivel (alguns) e nao suporta por muito tempo a incapacidade que temos de resolver todos os problemas do mundo, ou pelo menos aqueles que nem sempre precisam existir.

E eu fico aqui pensando que, sou um pouquinho Ruth Cardoso. Alias, por opcao. Ela me parecia, embora alem de seu tempo, um pouco conservadora. Nunca ouvi dizer que ouvesse se preocupado com plastica, botox ou outras coisas passageiras. Ela era o que era. E, para mim, eh como a vida tem que ser. Procurar nosso melhor de sentimentos. Despertar emocoes verdadeiras e profundas.

Entao, devo dizer que hoje estou um pouco triste!
Mais alguem de alma bela se foi.
Alguem que eu admirava e de quem gostaria de ser parecida, na alma, na emocao e no coracao.

No comments: