Tuesday, August 14, 2007

O HOMEM

Espero nao escrever um discurso muito longo, principalmente se lembrarmos que eu comentei que estava sem assunto (mas tb nao precisavam me cutucar tanto...)

Nao fiz sociologia e nem tao pouco psicologia, mas acho que o convivio com o ser humano habilita-nos, pelo menos um pouco, a falarmos do homem, enquanto especime.

O Homem eh tido como o especime mais inteligente do planeta Terra. Capaz de desenvolver tecnologias futuristicas inimaginaveis. Celulares; celulares com maquinas fotograficas; notebooks; transplantes; arquiteturas soberbas; idealidades historicas.

Mas ao mesmo tempo, seres igualzinhos a todos, sao capazes de maldades iniaginaveis tambem; bizarras; covardias; egoismos; roubos e tantas outras coisas vis que, realmente me fazem pensar que nem todos nos estamos no mesmo nivel de pensamentos e ideais. Impossivel que sejamos todos iguais.

... os animais nao tem raciocinio, nao pensam, nao sentem (o que nao concordo!); o que faz pensar que seria muito melhor que muitos de nos tambem nao o fizessemos...
Desculpem-me estar falando no plural e, certamente, colocando-me nessa massa disforme que eh hoje em dia o ser humanos, mas, infelizmente, ha momentos que tenho pesar de conviver nessa era...

Claro que ha momentos de orgulhos "inenarraveis" de satisfacao por estar aqui, nesta planeta, em alguns determinados instantes. Gostaria e faco votos que, em algum momento de nossas vidas possamos sentir somente orgulho. Mas por enquanto, estamos, ainda, no meio do caminho.

... Havera motivos infinitos para que alguem abandone sua terra natal. Eu posso falar de cadeira, embora nao tenha abandonado a minha; nao eh assim que eu me sinto mais. O comeco eh duro! agente chora de saudades, ate das coisas erradas e feias e tristes, mas tudo, a saudade, a incerteza, a inseguranca, faz do grande sonho,alguns dias transformem-se em pesadelos. Mas, pelo sim, pelo nao, fomos e aqui estamos. Felizes e contentes de ter alcancado nossos sonhos, nossos ideais de vida e principalmente aquilo que deve ter significado para nos, uma especie de realizacao.

No meu ponto de vista, todos os cubanos que saem de Cuba, sao obrigados, por absoluta falta de liberdade, de vida, de sobrevivencia. Os boxeadores cubanos queriam viver. Experimentar a vida.
Acredito que queriam ser livres, simplesmente. Viver. No mais simples significado que a palavra viver possa significar.
Depois de ouvir, dia apos dia, o que os cubanos passaram na epoca da revolucao, da forma que foram enganados e como vivem ate hoje, nao eh para menos que fogem de la. Jamais irei para la enquanto esse regime politico perdurar. Nao quero alimentar a mao assassina de ninguem.
Acredito que o ser humano nao avalie a essencia da palavra liberdade. Nos podemos ir e vir, quando quisermos e para onde quisermos. A liberdade eh primaria.

Convido a todos a lerem a Declaracao Universal dos Direitos Humanos. Muitos homens deveriam envergonhar-se e nem sequer merecem le-la:

Artigo 1°
Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos. Dotados de razão e de consciência, devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade.
Artigo 2°
Todos os seres humanos podem invocar os direitos e as liberdades proclamados na presente Declaração, sem distinção alguma, nomeadamente de raça, de cor, de sexo, de língua, de religião, de opinião política ou outra, de origem nacional ou social, de fortuna, de nascimento ou de qualquer outra situação. Além disso, não será feita nenhuma distinção fundada no estatuto político, jurídico ou internacional do país ou do território da naturalidade da pessoa, seja esse país ou território independente, sob tutela, autônomo ou sujeito a alguma limitação de soberania. Artigo 3°
Todo indivíduo tem direito à vida, à liberdade e à segurança pessoal.
Artigo 4°
Ninguém será mantido em escravatura ou em servidão; a escravatura e o trato dos escravos, sob todas as formas, são proibidos.
Artigo 5°
Ninguém será submetido a tortura nem a penas ou tratamentos cruéis, desumanos ou degradantes.

.... e a declaracao vai por ai afora, fazendo-nos pensar "o que foi que aconteceu com o ser humano?"

Os governantes brasileiros, por ideologias vis, privaram 2 pessoas o direito de viver. Simlesmente.
Se um cubano chega aqui, pisa em terra firme, tem o direito de permanecer. Muitos morrem, como todos sabem, pelo sonho de chegar aqui, em terra firma, no pais abencoado da liberdade.

No caso do menino cubano, ha alguns anos atras, cuja mae morreu no mar a caminho daqui, infelizmente, o pai, que ficou em cuba, obrigou que o menino voltasse. Foi uma disputa ferranha, cujo poder patrio prevaleceu e quem perdeu com a estorio foi o pobre menino (o egoismo de ideais pre-historicos, prevaleceu sobre o amor).

Bem, meu filho, a decepcao tomou conta das pessoas aqui. Pensava-se que o Brasil fosse um pais imenso, amoroso, que continuava a abracar todos que nele querem ficar, especialmente se nele podem viver o ideal de liberdade e felicidade. Parece que estamos enganados. A solidariedade acabou-se; se era doce, ficou amarga e triste e decepcionante...

Para quem quiser ler a Declaracao dos Direitos Humanos por completo vale a pena. Nos dois sentidos.

http://193.194.138.190/udhr/lang/por.htm

E quando eu estiver menos indignada com o governo brasileiro, eu volto a falar nesse assunto.

1 comment:

Anonymous said...

Estou de pleno acordo com voce, todos nos temos o direito de escolhe Pais, Estado ou cidade que queremos viver.
Eu tambem nao estou de acordo o Mr.
Bush e sua muralha, as Americas deveriam ser livres para todos
Beijos Tia