Saturday, May 16, 2009

Memorial Day

Na proxima semana sera comemorado o Memorial Day, que eh em homenagem aos soldados mortos em guerras.

Nao suporto nenhum tipo de violencia, principalmente uma guerra onde certamente pessoas morrerao.
Mas ja comentei diversas vezes aqui que so morando aqui eh que alguem pode entender porque os jovens, ou ate pessoas mais velhas, vao esponteamente para as guerras defender seu pais, os Estados Unidos.
Infelizmente nao sei descrever em palavras. Eh so mesmo sendo americano, vivendo aqui, sentindo o que este pais, este solo, representa para nos eh que se tem uma ideia.

Sao considerados herois. Honram sua patria e engrandecem sua familia. Gostaria muito de poder explicar o que se passa com esse sentimento.

Quando fomos para Washington, DC (eh que espero poder voltar em breve, pq alem de ser a capital, eh uma cidade lindissima, na verdade impressionante) fiquei tremendamente emocionada qdo fomos ver o monumento aos mortes na guerra do Vietnam. Ate escrevendo sobre isso me emociona e estou chorando. Muitos nao foram encontrados e nos seus nomes ha um simbolo especificando isso, e aqueles que foram encontrados, ha o simbolo da cruz. Um muro imenso, de marmore negro, com milhares de nomes de pracinhas mortos.





Por isso que aprendi a nao criticar absolutamente nada na e da vida de ninguem e de nenhum pais. Porque cada um tem sua estoria. Cada pais tem sua historia e seus motivos para fazer e praticar os atos.

Claro que eh triste; nao deveriam haver guerras e ninguem deveria morrer em combate.
Mas se analisarmos friamente, infelizmente ha um numero infinito de pessoas que morrem nas ruas, no transito, nas esquinas dos traficos, nas noites, de dias, nos cruzamentos, ou seja, numa guerra sem motivo, sem razao, mais brutam no meu ponto de vista, porque eh uma morte absolutamente banal, que seifa a vida por nada.

Sei que muitos vao me criticar e nao vao gostar do que estou escrevendo, mas as mortes diarias nas sociedades, nas ruas das cidades auto-intituladas civilizadas, me parece pior do que nas guerras propriamente ditas.

Bom, o melhor mesmo seria que nao houvesse tido nunca uma guerra e que sequer existisse essa palavra.

Aqui vai minha homenagem sincera:

Get this widget | Track details | eSnips Social DNA

2 comments:

MONICA said...

Hetie,guerra é o estado querendo algo que não lhe pertence,ou lhe foi tirado.Isto sempre aconteceu,e sempre acontecerá.Armas poderosas e mais modernas tem a chance de ganhar.Agora, o problema é dos jovens que vão.Muitos são militares de carreira,outros drafted.E, o país que "governa" o mundo,em geral está sempre em guerra.Agora,toda vez que voce ver um veteran,aperte suas mãos e diga "thank you".He/she did his/her job com sua vida.Natureza humana!?

Rockson Pessoa said...

Oi Hetie!

Li e refleti muito sobre o que você escreveu...

E se me permite responder: Nunca saberemos descrever o sentimento dos americanos, afinal somos braslieiros! Um País que desconhece guerras, sim lutamos na última grande guerra, mas muitos daqueles bravos guerreiros já tombaram... E com muitos a vívida memória das guerras!

Infelizmente (como você bem colocou), há guerras sem bandeiras nas nossas ruas! E onde o que se busca e prevalência de mesquinhas vontades e opiniões!

Bjss