Friday, January 26, 2007

Quinta / Thursday

Gostei do a Giorgia escreveu:

Um empresário reclamou pra mim da corrupção no serviço público.

Disse assim:"Muitos funcionários criam dificuldades para vender facilidades"

Eu concordei com ele. Claro que existe corrupção no serviço público. Mas ela só existe porque as pessoas pagam propinas e subornos. Enquanto as pessoas continuarem pagando (ou oferecendo dinheiro a a funcionários inescrupulosos), a corrupção continuará existindo. O corrupto não existe sozinho, ele depende de um "ecossistema". A corrupção é um diálogo, não um monólogo. A corrupção no Brasil é alta porque a sociedade brasileira tem uma índole corrupta. Só isso.

Nunca, em nenhuma repartição pública ou mesmo numa blitz, alguém fez menção de me pedir dinheiro para facilitar as coisas. Nunca mesmo. Acho que essa interação ocorre quando os dois lados estão predispostos a levar alguma vantagem indevida. Eu prefiro pagar multa (mesmo que seja alta) a contribuir com um sujeito pilantra, que se vale do cargo para obter vantagens ilegais. Talvez, de alguma forma, isso fique claro pro corrupto. Talvez ele saiba que, com algumas pessoas, o negócio não vai rolar. E nem oferece, nem dá idéia.

Acho que a pessoa que deu um mísero centavo prum guarda pra se livrar de uma multa não pode reclamar da corrupção, pois ela contribui para isso.

Também disse pra ele que é preciso denunciar toda e qualquer tentativa de corrupção. Ele falou: - Mas como eu vou provar? Eu respondi: - O senhor pode não ter como provar, mas a polícia federal tem como investigar. Pode fazer interceptações telefônicas, cruzar dados, enfim... Existem formas de chegar aos corruptos. E se uma, duas, três, dez pessoas denunciarem, a coisa vai ficando mais clara, os indícios começam a tomar força.

Ele seguiu insistindo que ninguém era punido, que havia muito corporativismo. Eu respondi que sim, que isso acontecia ANTIGAMENTE. Que hoje em dia as denúncias são efetivamente investigadas não só pela polícia, mas dentro dos próprios órgãos públicos e que eu mesma conhecia vários casos de demissão do serviço público por conta desse tipo de atitude. E citei exemplos bem recentes.

Resumindo: para acabar com a corrupção a sociedade precisa deixar de ser corrupta e, ao mesmo tempo, denunciar atitudes imorais por parte de quem quer que seja. Esse papo de não acreditar nas instituições e pensar "que não vai dar em nada" é o papo que mais interessa aos corruptos. Acreditar que "as coisas são assim mesmo", que "não tem jeito, só mesmo molhando a mão", "que sempre foi assim e sempre será", enfim... é contribuir pra perpetuar essa cultura, permitindo nascimento de mais e mais corruptinhos.

********

Cheguei em casa toda "encucada"... ai, usei o papa como terapeuta...
Ele eh mais para "Doutores da Alegria" do que "Freud explica" mas valeu muito... ri muito, porque o papa so me faz rir e foi OTIMO...
Bom ne?
Viva o Papa!!!!

********

So para fechar a estoria de ontem:
Aquela cliente que queria mandar "o dinheiro pelo fax" mandou o cheque hoje: (acreditam que ja chegou? ela nem falou que iria mandar, e mandou) (bom, lembram que eu falei que ela eh piradona, ne?)
Ela mandou o pagamento todo (que ela disse que nao poderia)...: $2,386.40...
Vamos ver se o cheque compensa direitinho, right?

*********

Inte manha...

Mama & Papa

No comments: